logo-icon

WALTER SANZOVO

PSICANALISTA / HIPNOTERAPEUTA / COACH DA MENTE

PSICANÁLISE

Autoconhecimento e integração, através da exploração de si próprio.

waltersanzovo-psicanalisebanner

É uma terapia ampla que se caracteriza por um mergulho interior rumo ao autoconhecimento, buscando identificar, compreender e promover gradativamente um novo significado aos sentimentos e emoções bloqueadores e conflitantes que estão recalcados e associados a memórias traumáticas.  Tais emoções e sentimentos recalcados, de forma inconsciente, causam fortes impactos no comportamento e geram dificuldades e desconforto na vida das pessoas.

A identificação e solução, ao longo da terapia, dos problemas gerados por essas causas-raiz, possibilitam ao indivíduo desenvolver um processo gradativo de autoaceitação e integração dos conteúdos de sua psique, bem como a melhor integração dele próprio ao meio onde vive. Isso influencia decisivamente na melhor qualidade de sua vida como um todo, seja no quesito saúde, nas relações afetivas, familiares e sociais, na evolução profissional, na dimensão financeira, etc.

Entenda os conceitos iniciais básicos da Psicanálise

A Psicanálise pode ser entendida como um sistema de conceitos e técnicas cujas bases iniciais foram desenvolvidas por Freud e depois acrescidas de estudos e experiências de diversos autores, como Jung, Lacan, Winnicott, dentre tantos outros, sobre a formação, constituição e a dinâmica de funcionamento da mente e da psique nas relações humanas.

Um dos mais importantes pilares iniciais da psicanálise, estudados por Freud, foram os conceitos de Consciente e Inconsciente e dos elementos que ‘habitam’ essas ‘regiões’ de nossa psique: o Id, o Ego e Superego.  A dinâmica de funcionamento desses elementos e a noção sobre as forças, as energias envolvidas na relação entre eles, oferecem uma importante visão sobre como formamos nossa estrutura psíquica, nossos registros emocionais, nossos mecanismos de defesa, tudo que acaba por determinar a forma como enxergamos a nós mesmos e ao mundo, definindo nosso comportamento e afetando diretamente a qualidade da vida que vivemos.

De forma bem simples e resumida, pode-se dizer que no Inconsciente encontramos as tendências herdadas de nossos pais, registros de nossas memórias que representam os sentimentos e as emoções que vivenciamos, como os desejos guardados e não realizados, os traumas, as mágoas, as culpas, os medos, dentre outros sentimentos, além de todos ‘os sapos que engolimos’ e não jogamos fora ao longo da vida. De acordo com o com conceito freudiano, nessa ‘região’ vive um habitante, o Id – ‘aquele outro que mora dentro mim’ – que é puro instinto e cuja função é tornar o Ego equilibrado e feliz, só que do jeito dele: sem obedecer a regra alguma. Sua tendência é se livrar de tudo que está guardado e mal resolvido, não importa como.

Já na ‘região’ Consciente encontra-se o Ego – que corresponde à noção que tenho sobre mim mesmo, ao que ‘sei’ que sou; é o que usa as funções da razão, da inteligência, para se relacionar com o mundo interior e exterior; para experimentar, manifestar a vida. ‘Acima’ dele, encontramos o Superego, que equivale ao juiz que vigia, avisa e censura o Ego, caso ele não esteja cumprindo as regras de conduta, ou não respeitando as leis e os valores que foram adotados, interiorizados pelo indivíduo.

Desse modo, toda vez que o Ego não estiver em paz, equilibrado, ele sofrerá a ação de duas forças opostas e terá que gerenciá-las para saber como agir: o instinto, a força sem escrúpulos do Id versus os valores, as regras de conduta (social, ética, moral) impostas pelo Superego.

O encontro dessas duas forças expressa o eterno conflito do ser humano desde que passou a viver em grupos, em sociedade: como harmonizar seus interesses pessoais com os interesses coletivos? Como equilibrar o que deseja, versus o que lhe é permitido, ou o que pode versus o que lhe convém? A solução desse permanente conflito ou a melhor forma de se lidar com ele – a sua elaboração – é um dos mais importantes objetivos da Psicanálise, pois ao atingir esse objetivo o indivíduo inicia seu processo de harmonizacão consigo mesmo e com o meio onde vive.

ENTENDA MAIS SOBRE A PSICANÁLISE

ENTRE EM CONTATO AGORA

UTILIZE O WHATSAPP

Acesse

OU

ENVIE UM E-MAIL

VEJA TAMBÉM

logo-icon

WALTER SANZOVO

PSICANALISTA / HIPNOTERAPEUTA / COACH DA MENTE

www.wsan.com.br
contato@wsan.com.br
Celular/WhatsApp:
(19) 99784-1915

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

SITES RESPONSIVO

Acesse de qualquer dispositivo móvel.

CERTIFICAÇÃO SSL